;

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Conclusão


Bom, trovadorismo foi a primeira escola literária de que se tem noticia. Teve inicio em Portugal. As obras eram feitas pelos homens, especialmente quem fazia parte do clero, nobres, eram escritas em galeco-português e apresentavam a seguinte divisão:- líricas : ~ cantigas de amigos: o eu-lírico era feminino, surgiu no campo, tinha como tema a saudade do companheiro/amigo/namorado/marido que havia partido para a guerra ou expedições marítimas.~ cantigas de amor: eu lírico masculino, surgiu em Provença, na corte, tinha como tema principal um amor impossível, um amor de um plebeu por um mulher da nobresa, o nome da musa não era citado, muitas vezes era criado outro nome para ela.

- satíricas: Esse tipo de cantiga procurava ridicularizar pessoas e costumes da época com produção satírica e maliciosa. As cantigas de escárnio são críticas, utilizando de sarcasmo e ironia, feitas de modo indireto, algumas usam palavras de duplo sentido, para que, não entenda-se o sentido real.

As de maldizer, utilizam uma linguagem mais vulgar, referindo-se diretamente a suas personagens, com agressividade e com duras palavras, que querem dizer mal e não haverá outro modo de interpretar. Os temas centrais destas cantigas são as disputas políticas, as questões e ironias que os trovadores se lançam mutuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário